quinta-feira, 16 de setembro de 2010

João Vicente Claudino luta pela identidade cultural do Piauí

"O nosso Estado não tem uma identidade cultural própria. Importamos até isso. A falta de incentivo é o que desestimula nosso povo", lamenta João Vicente.
Durante visita aos bairros da Zona Norte de Teresina, João Vicente se deparou com uma realidade que vem afetando várias comunidades do Piauí: a falta de incentivo à cultura.

“O nosso Estado não tem uma identidade cultural própria. Importamos até isso. A falta de incentivo é o que desestimula nosso povo”, lamenta João Vicente.

O candidato e a toda a comitiva do 14 estiveram nos bairros de Bairros Risoleta Neves, Cidade Jardim e Mirante dos Morros.

A Companhia de Teatro Jovens em Cena (COTJOC), do Bairro Cidade Jardim, é um exemplo da falta de incentivo em atividades culturais. “Sustentamos o nosso grupo através de doações da própria comunidade, que contribui na montagem e execução de espetáculos”, explica Fernando Rocha, integrante do grupo. “Nós não temos espaço para ensaiar, não temos como convidar mais jovens para participar pela falta de estrutura, o que nos deixa muito tristes”.

Para o candidato, a falta de investimentos em projetos como esse desestimula a prática de atividades saudáveis. “Um jovem, que poderia estar no grupo de teatro ou em qualquer outra atividade cultural ou esportiva, está nas ruas, conhecendo coisas ruins, drogas”.

“Meus três filhos, que adoram futebol, têm que sair daqui e jogar bola em outros bairros porque no Cidade Jardim não tem um campo de futebol”, reivindica Arnaldo Rodrigues da Silva.

Em seu Plano de Governo, João Vicente prioriza o incentivo à cultura e ao esporte através da criação de espaços culturais, com equipamentos que possibilitem as manifestações artísticas e socioculturais, de oficinas para as diversas formas de expressão, como: teatro, dança, artes plásticas, música, fotografia e artesanato.

Além disso, João Vicente quer promover eventos culturais destinados a resgatar as danças típicas e outras atrações culturais e artísticas que vêm sendo esquecidas. Também propõe a realização de festivais entre grupos artísticos da capital e do interior e, ainda, entre outras cidades do país. Outro ponto é o fortalecimento da Casa da Cultura, visando congregar as lideranças culturais piauienses para os grandes debates, fóruns, encontros e eventos.
Fonte: Ascom de João Vicente Claudino

Opinião de Douglas Sampagode:
Os candidatos deveriam também visitar o Samba do Coreto que acontece toda primeira terça-feira do mês, na praça Pedro II. 

Ali acontece uma das maiores manifestações culturais do Piauí, e tudo isso com recursos próprios.

De qualquer forma, parabéns ao candidato JVC, candidato bom é aquele que da valor a cultura.

0 comentários: