quinta-feira, 1 de julho de 2010

Assembleia comemora o centenário de Piripiri


Atendendo a requerimento do deputado Marden Menezes (PSDB), a Assembleia Legislativa realizou hoje (01) sessão solene especial em comemoração aos cem anos de emancipação política da cidade de Piripiri,que é comemorado no dia 04 de julho.




A sessão foi presidida pelo deputado Themístocles Filho (PMDB), que chamou para compor a mesa o prefeito de Piripiri, ex-deputado estadual Luis Meneses; a primeira dama da cidade Maria do Socorro Meneses; o ex-prefeito de Teresina Sílvio Mendes (PSDB); a juíza Maria Helena Resende, representando o Judiciário; o presidente da Câmara Municipal, vereador Francisco das Chagas Brito; e o pároco da cidade, frei Fernandes Henrique de Moraes Barros.






Primeiro a falar, o deputado Marden Menezes, disse que “inicialmente quero externar a minha felicidade e a honra por representar neste dia a cidade de Piripiri, fato que ficará marcado por toda a minha vida, quando a Assembléia Legislativa do Estado do Piauí presta homenagem em sessão solene especial pelos cem anos de emancipação política de nossa querida cidade”.






Para Marden, “hoje é, portanto, um dia para falarmos dos valores, da força, da grandeza da cidade de Piripiri e do povo piripiriense”. Ele fez um relato histórico desde a declaração da independência do Brasil, “quando a coroa portuguesa insistia em manter sob controle o Piauí”, destacando “os bravos homens que lutaram por nossa liberdade, como o padre Domingos Freitas e Silva, um parnaibano filho de portugueses que dirigiu os movimentos intelectuais pela independência”.






Depois de falar da evolução do comércio e da educação do município, Marden Menezes destacou a atuação dos que tiveram papel decisivo na emancipação de Piripiri, como os coronéis Thomas Rebelo, Antônio Coelho de Resende e Estêvão Rabelo de Araújo e Silva, passando por João Freitas e Silva, padre Antônio Bezerra de Meneses, o juiz Arimatéa Tito e Lolô Freitas.






E prosseguiu o deputado: “De lá pra cá 100 anos se passaram e, certamente, muitos que presenciaram os primeiros passos de Piripiri podem com felicidade atestar o quanto a nossa cidade cresceu e se desenvolveu. Hoje somos mais de 62 mil habitantes e 38 mil eleitores, embora saibamos que muitos filhos da terra hoje residem em outros centros e mesmo lá não perdem o contato com o cotidiano local”.






Marden Menezes falou também da localização estratégica da cidade, o que a permitiu se constituir num pólo de desenvolvimento regional energético, comercial e de serviços, que possui uma forte produção têxtil, sendo o maior pólo de produção do setor no interior do Estado”.






E arrematou o deputado: “Reconhecidamente uma das cidades que mais cresceu nas últimas três décadas no Piauí, a “Terra do Vagalume” fascina pela beleza e organização de seu perímetro urbano, pela pujança de seu interior, pelas belezas naturais do açude Caldeirão e do Parque Nacional de Sete Cidades e pelos movimentos sócios-culturais e religiosos que já viraram tradição”.






Em seguida usaram da palavra a escritora e historiadora Cléa Resende Neves de Melo e o prefeito Luis Meneses, ambos agradecendo a homenagem promovida pela Assembléia Legislativa do Piauí pelo centenário de emancipação política de Piripiri.

0 comentários: