segunda-feira, 12 de setembro de 2011

O desespero da concorrência

Se alguém puder me explicar

Sinceramente não consigo entender como algumas empresas, inclusive grandes, chegam em Luzilândia e querem ter um resultado que não tiveram antes, mas querem ter em apenas um dia.

Geralmente isso acontece de segunda-feira ( acho que eles passam o final de semana pensando como perder cliente e gastar muito logo no começo da semana, devem no mínimo montar a estratégia de marketing em uma mesa de bar, tomando todas, só pode), eles chegam bem cedo, vão sempre pra Praça João José Filho ( eles pensam: “ tem o banco, o cliente sai do banco e vai correndo comprar nosso produto), montam um stand, alugam um som, opa, começou o primeiro problema, o som, será que eles não sabem que som de propaganda ou coloca na frente do stand bem baixo o suficiente pra quem passa bem juntinho ao stand ouvir? Ou ainda, não sabem que o melhor é o carro volantes? Rádios também ajudam muito? A idéia do stand é chamar a atenção e curiosidade do cliente, agora se o cliente tenta passar perto e ouve um som altíssimo que mal da pra entender o que se ouve, resultado? Cliente vai embora, e ainda reclama do barulho.

Pior que isso, é o desrespeito com os comércios ao redor, os pobres dos comerciantes mal conseguem conversar com seus clientes, graças ao som altíssimo de empresas que chegam as 7 da manha e querem ser percebidos antes do meio dia.  Sempre sento em uma panificadora e fico reparando nessas empresas que chegam e montam stand com som altíssimos, e reparo que:

·         Clientes passam no monte, mas poucos encostam, devido ao som alto
·         Atrapalham o comercio ao redor, pois, não se consegue nem falar ao telefone
·         Vão embora e nem se quer sabem o resultado, que alias, nem precisa saber, é sempre negativo.

Em tempo digo que som alto é bom só em festa ou em barzinho.

Em frente de loja se coloca um som baixo, o suficiente pra quem passa ao lado da loja ouvir, carro volante não para, o nome já diz “ VOLANTE”.


Algumas dicas básicas pra esse pessoal que chega do nada, e pra falar a verdade, muitas vezes o gerente de marketing nem sabe que isso acontece, mas vamos algumas dicas:


·         Planejar e desenvolver o produto ou serviço, estabelecendo estratégias de preço, distribuição e venda, desde a campanha até a aproximação com o público consumidor.Anunciar a campanha antes, ou seja, procurar anunciar em radio, volante ou site da cidade, avisando que começa tal dia a campanha da empresa

·         Ter o feedback dos clientes é essencial, pré-venda e pós venda


Outra dica boa: Elaborar estratégias de vendas. Desenvolver campanhas promocionais de diversos tipos de produto em restaurantes, supermercados e outros pontos de venda.


Uma coisa interessante que vi hoje e quase não acreditei, uma empresa distribuindo folhetos com os dizeres: compre e concorra a prêmios, sorteio no DIA DAS MÃES.

Sinceramente achei que fosse alguma pegadinha, mas eu vi com meus próprios olhos, veja: “ Administrar as ações de publicidade e de promoção de vendas de um produto.

Cadê o cara para administrar essas ações? Lembre-se, o marketing foi criado para incentivar, em pleno dia das crianças chegando, colocar um sorteio para o dia das mães, ta de brincadeira com o consumidor, por isso volto a repetir, a área de marketing dessa empresa no caso, não esta sabendo nem metade do que se passa.


Claro que vai ter alguém ai dizendo: mas Douglas, não é você mesmo que diz que é preciso fazer barulho para chamar atenção dos clientes?

Sim, sempre digo isso e continuo dizendo, mas faça barulho construtivo, procurando chamar atenção apenas dos clientes potenciais e não de moscas.

Agora, a regra sempre é: ANUNCIE SUAMARCA SEMPRE QUE POSSIVEL, EM RADIO, CARRO DE SOM, SITE, BLOG, OUTDOOR, enfim, esteja sempre na mídia.

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