Se alguém puder me explicar
Sinceramente não consigo entender como algumas empresas,
inclusive grandes, chegam em Luzilândia e querem ter um resultado que não
tiveram antes, mas querem ter em apenas um dia.
Geralmente isso acontece de segunda-feira ( acho que eles
passam o final de semana pensando como perder cliente e gastar muito logo no
começo da semana, devem no mínimo montar a estratégia de marketing em uma mesa
de bar, tomando todas, só pode), eles chegam bem cedo, vão sempre pra Praça
João José Filho ( eles pensam: “ tem o banco, o cliente sai do banco e vai
correndo comprar nosso produto), montam um stand, alugam um som, opa, começou o
primeiro problema, o som, será que eles não sabem que som de propaganda ou
coloca na frente do stand bem baixo o suficiente pra quem passa bem juntinho ao
stand ouvir? Ou ainda, não sabem que o melhor é o carro volantes? Rádios também
ajudam muito? A idéia do stand é chamar a atenção e curiosidade do cliente,
agora se o cliente tenta passar perto e ouve um som altíssimo que mal da pra
entender o que se ouve, resultado? Cliente vai embora, e ainda reclama do
barulho.
Pior que isso, é o desrespeito com os comércios ao redor, os
pobres dos comerciantes mal conseguem conversar com seus clientes, graças ao
som altíssimo de empresas que chegam as 7 da manha e querem ser percebidos
antes do meio dia. Sempre sento em uma
panificadora e fico reparando nessas empresas que chegam e montam stand com som
altíssimos, e reparo que:
·
Clientes passam no monte, mas poucos encostam,
devido ao som alto
·
Atrapalham o comercio ao redor, pois, não se
consegue nem falar ao telefone
·
Vão embora e nem se quer sabem o resultado, que
alias, nem precisa saber, é sempre negativo.
Em tempo digo que som alto é bom só em
festa ou em barzinho.
Em frente de loja se coloca um som baixo, o
suficiente pra quem passa ao lado da loja ouvir, carro volante não para, o nome
já diz “ VOLANTE”.
Algumas dicas básicas pra esse pessoal que
chega do nada, e pra falar a verdade, muitas vezes o gerente de marketing nem
sabe que isso acontece, mas vamos algumas dicas:
·
Planejar e desenvolver o produto ou serviço,
estabelecendo estratégias de preço, distribuição e venda, desde a campanha até
a aproximação com o público consumidor.Anunciar a campanha
antes, ou seja, procurar anunciar em radio, volante ou site da cidade, avisando
que começa tal dia a campanha da empresa
·
Ter o feedback dos clientes é essencial,
pré-venda e pós venda
Outra dica boa: Elaborar
estratégias de vendas. Desenvolver campanhas promocionais de diversos tipos de
produto em restaurantes, supermercados e outros pontos de venda.
Uma coisa interessante que vi hoje e quase
não acreditei, uma empresa distribuindo folhetos com os dizeres: compre e
concorra a prêmios, sorteio no DIA DAS MÃES.
Sinceramente achei que fosse alguma
pegadinha, mas eu vi com meus próprios olhos, veja: “ Administrar
as ações de publicidade e de promoção de vendas de um produto.”
Cadê o cara para administrar essas ações? Lembre-se,
o marketing foi criado para incentivar, em pleno dia das crianças chegando,
colocar um sorteio para o dia das mães, ta de brincadeira com o consumidor, por
isso volto a repetir, a área de marketing dessa empresa no caso, não esta sabendo
nem metade do que se passa.
Claro que vai ter alguém ai dizendo: mas
Douglas, não é você mesmo que diz que é preciso fazer barulho para chamar
atenção dos clientes?
Sim, sempre digo isso e continuo dizendo, mas
faça barulho construtivo, procurando chamar atenção apenas dos clientes
potenciais e não de moscas.
Agora, a regra sempre é: ANUNCIE SUAMARCA
SEMPRE QUE POSSIVEL, EM RADIO, CARRO DE SOM, SITE, BLOG, OUTDOOR, enfim, esteja
sempre na mídia.
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