O deputado estadual Antonio Félix (PPS) pediu a palavra para afirmar que não há a intenção de prejudicar ninguém, mas saber como os recursos dos piauienses são aplicados. "Não estou acusando e nem deixando de acusar. Minha função é essa, de fiscalizar, como deputado. Tenho formação em Direito e não tenho conhecimento em Engenharia".
Segundo Antonio Félix, o trecho que ele conhecia e tomou como referênmcia para assinar o pedido de empre?timo do governo, era o de Campo Maior a Cabeceira, que tem mais de 30 anos. "Minha concepção era de que o asfalto seria aquele. Assinei e assinarei todos os requerimentos, mas se soubesse que era para fazer essa porcaria que fizeram, não teria assinado. Estou querendo esclarecimentos sobre licitações. Não vá se acusar precocemente. Eu só posso me manifestar após tomar conhecimento. Por isso vamos desarmar os espíritos", propôs.
Rebatendo a fala de Antonoio Félix, o deputado João de Deus disse que se alguém estava de espírito armado era Antonio Félix, que entrou atacando ao defender a proposta de auditporia do Ministério Público na sessão anterior. “O senhor fala em porcaria, portanto esta fazendo julgamento sobre a qualidade do asfalto. Se é porcaria, vossa excelência assinou o pedido das porcarias”.
O deputado Firmino Filho (PSDB) lembrou que requerimento semelhante de sua autoria relacionado ao BNDES foi rejeitado. “É importante que se trabalhe com regras de qualidade. O grosso dos recursos foram fragmentados para atender demandas locais. Os recursos foram utilizados em determinada tecnologia que estabelece vida útil de quatro a cinco anos para as rodovias. Grosso modo, o recapeamento custa 30% do valor investido no asfaltamento. Com certeza no futuro, esse trecho vão ficar sem manutenção, não seria a mesma coisa se tivessem investidos em tecnologias de longo prazo. Trocar TSS por TSD é trocar seis por nove anos", avaliou.
O deputado Marden Menezes (PSDB) lembrou o empenho de João de Deus para viabilizar a aprovação do projeto de empréstimo no governo Wellington Dias para pavimentação de trechos sugeridos pelos parlamentares em suas regiões. "A oposição queria amarrar que o dinheiro seria investidos em trechos específicos. Nosso temor era de que o dinheiro chegando poderia ser utilizado em outras ações. As estradas que deveriam ter sido feitas ou estão inacabadas ou sequer foram iniciadas. Os deputados que votaram o projeto não têm a exata dimensão do que foi feito com os recursos. O deputado Antonio Félix tem o direito de investigar a aplicação desses recursos", reclamou Marden Menezes, citando a estrada de Piripiri a Batalha, cujas pontes foram destruídas em protestos da população. "A questão é eleger os trechos essenciais para o desenvolvimn eto do estado"
A deputada Flora Izabel (PT) lembrou que o debate dos deputados com o secretário de Planejamento foi o que permitiu a definição dos trechos prioritários a serem executados com os recursos do empréstimo junto ao BNDES. “Apesar dos problemas que possam existir, o Piauí todo reconhece que melhorou a situação da malha viária do Estado".
João de Deus desafiou a oposição a pedir a suspensão do asfaltamento dos acessos aos pequenos municípios. "Eles não admitem publicamente o que falam em off que o governo construiu asfalto. O trecho Piripiri a Batalha foi incluído e vossa excelência assinou o projeto. Soubemos que o trecho seria executado pelo DNIT, então não pode ser contabilizado como obra não executada, se ela sequer foi incluída no projeto e vossa excelência foi informado”.
Rejane Dias (PT) desejou sorte a Odival Andrade antes de lembrar que fez parte do governo Wellington Dias e assistiu a preocupação do governo com as rodovias, um compromisso de governo, inclusive solicitando a participação dos deputados com sugestão de trechos a serem executados. “Viamos nas expressões, no choro de felicidade das pessoas, os sonhos realizados. Se hoje há buracos nas estradas, é como uma cárie no dente. Se não cuidarmos o buraco da cárie vai aumentar e só um canal vai resolver. O tempo desgasta as rodovias e é preciso a manutenção permanente. Citou o Ceará, que também usa TSS, mas com balança para pesagem das cargas”.
O último aparte foi do deputado Tadeu Maia (PSB), parabenizando a cidade de Piripiri, o Piauí e o Legislativo por receber Odival Andrade, "que vai engrandecer os quadros desta Casa, com o político e profissional, formado em engenharia, economia e direito. Parabenizo a Casa por aprovar o requerimento do deputado Antonio Félix e o governo por se dispor a vir esclarecer as dúvidas dos deputados. Venho de uma das regiões mais beneficiadas com asfalto, que é Picos. Na sexta-feira, fomos a um evento religiosos em Itainópilis, com a presença do governador Wilson Martins, senador Wellington Dias e o diretor-geral do DER-PI, Severo Eulálio, quando visitamos mais o canteiro de obras de asfaltamento PI-245 até Vera Mendes. A rodovia prossegue até Isaías Coelho. É mais asfalto sendo iniciado pelo novo governo, que já autorizou a reforma de Picos a Itainópolis", destacou.
Repórter e editor: Paulo Pincel
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