terça-feira, 26 de abril de 2011

Ser Locutor é uma carreira promissora?

Linda Coelli- Locutora Profissional.



1- Você quer apenas um hobby ou trabalhar para fazer dinheiro?

Fazer o que se gosta é um privilégio e ser pago para isso é uma alegria. O que mais se pode querer? Mas se você pretende fazer dinheiro precisa trabalhar duro em outros meios para fortalecer sua carreira. Seguir a paixão pela profissão pode ser bom para uns e para outros não. No início, além de muito treino, é necessário conhecer e se fazer conhecido do maior número possível de pessoas do ramo, seja unindo-se a comunidades na internet ou visitando pessoalmente produtoras, rádios, etc.

Humildade para aprender
Tempo para aumentar sua rede de contatos


2- O que você deseja ser/ter no futuro?

No início, o ideal é que se tenha uma "rede de segurança" que seria um trabalho fixo. Seja ele em rádio ou não. Até você saber se locução é a "sua praia", o ideal é ter os pés no chão e um ganha pão no qual você possa "confiar".

Como resultado do seu trabalho, onde você se imagina daqui a cinco anos? E daqui a 10 anos? Na profissão de locutor, assim como em qualquer outra, você deve ter alguns objetivos claros. Quanto tempo você deseja trabalhar por dia/semana e quanto você deseja ganhar por esse trabalho.

Pode ser um pouco frustrante saber que seu trabalho não valerá muito no começo da carreira e por isso você terá que trabalhar mais até obter experiência e respeito do mercado. Valorize seu trabalho ou ninguém o fará. Não aceite ganhar daqui a um ano o mesmo que você ganha agora.

Determine metas anuais, proporcionais é claro, ao desenvolvimento e melhora da sua atuação.


3- O que você está disposto a fazer agora para ter sucesso como locutor?

Pra qualquer locutor, em início de carreira ou não, o demo é o seu cartão de visitas. E por isso desde o início deve ser bem feito e melhorado de acordo com o tempo e a experiência. Treinamento é fundamental. Sozinho ou com acompanhamento. Peça a um locutor conhecido para ouvir suas gravações e te dizer onde você pode melhorar. Um desconhecido é ainda melhor. Se você encontrar treinamento para locutor na sua cidade, faça-o. Vá ainda mais fundo: peça ao instrutor aulas particulares. Uma por semana, durante um mês já seriam suficientes para melhorar sua performance sem pesar no bolso. Repita a dose assim que possível.

Demo feito por um sonoplasta/produtor profissional não custa muito (se você pensar em quanto retorno isso vai te trazer) e causará boa impressão sobre você e seu trabalho.

Falar/escrever corretamente em português. Cometer erros básicos como “ que eu possa vim/” ou usar “mais” em vez de mas, "vou envia" em vez de "enviar", corre-se sério risco de ser eliminado rapidamente da lista de um cliente mais exigente, que está disposto a pagar mais pela qualidade.

Mas alguém pode argumentar: "Eu já ouvi coisas piores no ar e em comerciais, com certeza meus clientes não se preocupam com isso." É aí que está a diferença entre os locutores que cobram mais por seus offs. Qualidade.

Investir em cursos, não apenas o de formação
Demo produzido por um profissional
Aprender outros idiomas, além de dominar bem o português


4- Ferrari X Fusca

Com certeza existem clientes que não se preocupam com qualidade, para isso pagam pouco.
Há também os que precisam de qualidade e estão dispostos a pagar por ela.

Existem também o que gostam de desvalorizar o trabalho do locutor, querendo pagar pouco por boa qualidade. Será que se eles entrassem numa loja da Ferrari com dinheiro para comprar um Fusca, iriam vender uma Ferrari a eles? Eu não acredito. Então se alguém está acostumado a comprar offs por R$X de alguém que pronuncia numXSTRXiXSTRXro em vez de númXSTRXeXSTRXro e deseja te pagar o mesmo, sendo que você fala bem o português e cobra R$XX, vale a pena recusar o trabalho para não se desvalorizar nem ter dor de cabeça.

Só cabe a você decidir como quer aparecer no ranking e o que deseja ganhar pelo seu trabalho.

Linda Coelli- Locutora Profissional.
Acesse: LINDA COELLI

Comentario:

Mais uma vez a grande profissional Linda Coelli foi muito feliz em suas palavras, o bom locutor deve seguir bem as dicas de Linda.


Uma coisa que ouço muito e não entendo, são locutores dizendo que em Luzilândia não se vive de locução, ué, quer dizer que Luzilândia não tem comércios, lojas, empresas, escritórios, consultórios, clientes potenciais? Vivo em Luzilândia da locução e vivo muito bem obrigado, basta ter humildade e correr atrás, alem de seguir as dicas da minha amiga Linda Coelli.

Haverá um tempo em que o cliente só aceitara o que tem de melhor no mercado, você estará preparado pra isso?

Pense nisso e tenha um ótimo dia!
 

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