sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Uespi lança edital sem duas modalidades e Vestibular 2010 será menor

Foi lançado na manhã desta sexta-feira (24) o Vestibular da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) 2011. Para esse ano, a instituição preparou um edital enxuto, com vagas apenas para o regime regular. Foram ofertadas 3.580 vagas para 27 cursos distribuídos em 15 municípios do Estado. São 16 bacharelados e 11 licenciaturas.

Ao contrário de anos anteriores, a Uespi não abriu oferta para as modalidades de ensino a distância e Plataforma Paulo Freire (popularmente conhecida como “regime especial”). “Elas serão discutidas em outro momento”, avisa Carlos Alberto, reitor da instituição.

Dessa forma, fazendo uma análise comparativa com o edital do último vestibular da Uespi , é possível constatar que houve uma diminuição no número geral de vagas abertas para 2011. Ano passado, o certame possibilitou o ingresso de 5.038 pessoas nas três modalidades. Uma regra de três simples mostra que houve, no certame lançado hoje, uma redução de 28,94% na quantidade de vagas.

Porém, se comparadas somente as vagas ofertadas para o regime regular, o número é crescente. São, precisamente, 790 a mais que no ano passado. No Vestibular 2010, 2.790 alunos ingressaram na Uespi através dessa modalidade. Em fevereiro de 2011, quando a lista de aprovados for divulgada, a instituição terá 3.580 novos estudantes.

“Esse edital do vestibular que está sendo lançado hoje é exclusivamente do vestibular regular, convencional. Para as demais, nós vamos fazer toda uma discussão com as outras instituições envolvidas, para distribuir forças e melhorar a oferta”, explica o reitor.

Inscrições

As inscrições para o Vestibular 2011 da Uespi serão abertas no próximo dia 27 e seguem até 15 de outubro. Elas poderão ser feitas nas modalidades presencial ou pela internet. A comodidade da inscrição on-line não vale para os alunos cotistas e isentos do pagamento da taxa.

O divulgação do resultado do vestibular está prevista para o dia 04 de fevereiro de 2010

0 comentários: