segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Luzilândia fica de fora da lista de cidades com tropas federais e PM fará a segurança nas eleições.



Em sessão realizada ontem, 16, O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí deferiu pedido de tropas federais para um total de 39 municípios. Os pedidos foram formulados pelos juízes eleitorais, considerando o histórico das eleições nos municípios, onde os ânimos entre os partidários dos concorrentes costumam se exaltar. Em Luzilândia, nas eleições de 2006 teve candidato que desobedeceu ordem judicial, formou quadrilha armada, meteu dedo na cara de delegado de polícia, promoveu tiroteio, incitou partidários a atentarem contra a vida de pessoas de bem e, mesmo assim, somente alguns "pms" farão a almejada segurança. Nem soldados da Polícia Federal nem do Exército, virão, segundo o TRE.
Os pedidos serão encaminhados ao Tribunal Superior Eleitoral a quem compete a homologação. A concessão de tropas federais é mais um medida que a Justiça Eleitoral toma no sentido de garantir que o pleito ocorrerá dentro da normalidade.
As tropas federais agirão em conjunto com a polícia civil e polícia militar sob a coordenação dos juízes eleitorais, sob a supervisão da Presidência do TRE, mas somente nas cidades da lista abaixo.
A relação de municípios que tiveram seus pedidos aprovados é a seguinte: Curimatá, Júlio Borges, Parnaíba, Ilha Grande, Corrente, Sebastião Barros, Angical, Jardim do Mulato, Campo Maior, Nossa Senhora de Nazaré, São João, Campo Alegre do Fidalgo, Capitão Gervásio Oliveira, João Costa, Lagoa do Barro, Nova Santa Rita, Pedro Laurentino, Oeiras, Colônia do Piauí, Fronteiras, Alegrete do Piauí, São Julião, Caldeirão Grande, Barras, Joaquim Pires, Murici dos Portelas, Demerval Lobão, Lagoa do Piauí, São Pedro do Piauí, Agricolândia, Cocal, Cocal dos Alves, Picos, Santo Antonio de Lisboa, Geminiano, Dom Expedito Lopes, Aroeira do Itaim, Paquetá e Santa Filomena.
Luzilândia ficou de fora da relação das cidades que deve receber tropas federais como soldados da polícia civil e polícia federal. Cerca de 50 soldados da PM, dos 2.800 que polícia militar disponibilizará, servirão ao município que têm cerca de 15.300 eleitores.
“Estamos prontos para garantir toda tranqüilidade ao eleitor”, informou o major Sá Júnior, relações públicas da PM. As tropas deixaram Teresina a partir de quinta-feira, 30 de agosto. “O retorno será definido pelo juiz em cada zona eleitoral. Onde a situação estiver tranqüila, retornaremos local”, ressaltou o oficial.
“O eleitor terá toda tranquilidade para votar. Não vamos tolerar nada, mas nada mesmo, que possa atrapalhar o bom andamento do pleito”, disse o desembargador Raimundo Eufrásio, presidente do TRE.

Quem preside o pleito eleitoral em 2010 em Luzilândia é o Juiz João Batista Silva Rios , da comarca da cidade. O forum fica na Rua Cel. Egídio, s/n, Bairro Bola de Ouro e tem possui o CEP 64160-000 e os telefones
(86) 3393-1337 e 3393-1275

foto e fonte: luzilandia.com

0 comentários: