domingo, 29 de agosto de 2010

População de Luzilândia ganha nova Unidade de Saúde

O secretário de Saúde, Dr. Alderico, informou que a nova unidade já garantida através de
convênio com o Ministério da Saúde vai oferecer mais qualidade à Atenção Básica local

Luzilândia receberá uma das 25 Unidades Básicas de Saúde que serão implantadas no Piauí. Acertos com o Ministério da Saúde garantiram a obra para o bairro Matadouro. Além da contrapartida da Prefeitura, serão investidos mais de R$ 200 mil pelo Governo Federal. A expectativa de Janainna Marques é que a obra seja iniciada nos próximos dias. “Estamos agilizando os trâmites legais e em breve nosso município poderá contar com mais esse importante reforço no atendimento médico”, salienta.

O secretário de Saúde, Dr. Alderico, avalia que a UBS vai garantir mais qualidade à Atenção Básica local. “O impacto será muito positivo. Todo o atendimento que acontece por meio da Estratégia Saúde da Família será reforçado. A população sentirá rapidamente os efeitos”, pontua.

Ele também destaca que os serviços na UBS vão permitir uma ampliação no trabalho de redução da mortalidade infantil. “O mesmo acontecerá com o controle de doenças crônicas, que também vem sendo feito pela atuação das equipes de Saúde da Família”, complementa.

Segundo Dr. Alderico, o projeto contempla salas para vários procedimentos, como curativos e vacinação, além dos consultórios médicos e das salas voltadas ao atendimento odontológico. “Também vamos dispor de um auditório para as atividades educativas e das salas administrativas”, enumera.




Prefeita destaca empenho da administração na Saúde
Já a prefeita Janainna Marques fez questão de salientar que essa conquista é somente mais uma entre tantas outras na atual administração. Ela diz que apesar da crise nos recursos financeiros das administrações municipais, a Prefeitura de Luzilândia jamais se furtou em buscar e garantir reforços no atendimento da população. “Temos mantido a ampliação constante no número de postos de Saúde e também garantimos serviços inéditos, como o atendimento odontológico de crianças e até bebês”, ressalta.

Janinna diz que com a UBS a prefeitura vai garantir melhores condições não somente para os pacientes, mas também para aqueles que prestam atendimento. “Com um espaço físico mais estruturado, vamos ofertar melhor condições de trabalho aos servidores, o que gera mais motivação”. Segundo ela, a sala de espera dos pacientes também vai proporcionar mais conforto para eles. “Nossa preocupação é garantir que jovens, crianças e em especial os idosos se sintam bem enquanto o atendimento não ocorre”.

Prevenção será reforçada
A prefeita garante que com a implantação da UBS diversos procedimentos de atenção básica à Saúde poderão ser feitos na estrutura, de modo preventivo. É o caso do controle da diabetes e hipertensão. “As medidas de combate a mortalidade infantil também serão ampliadas”, determina.

Segundo Janainna, para a UBS será destacada uma equipe específica do Programa de Saúde da Família (PSF). “Médico, dentista, enfermeiro, psicólogo, assistente social e nutricionista vão trabalhar aqui e garantir essa ampliação do atendimento da população de toda essa região”, salienta.
Para a prefeita , entregar a nova UBS em breve demonstra o quanto a Administração está empenhada em oferecer melhores condições de atendimento nesta área que é de extrema importância. Os espaços físicos oferecem melhores condições de trabalho aos servidores, o que faz com que eles trabalhem mais motivados. Além de favorecer o público principal, que é a população, que tem melhores acomodações”.

0 comentários: